MODALIDADES DE ATENDIMENTO
O processo terapêutico é um espaço colaborativo de segurança, respeito e oportunidade de valorização da história pessoal e cultural de quem busca ajuda, favorável para a construção e treino de ferramentas e habilidades que promovam autonomia, dignidade e criatividade.
TERAPIA INDIVIDUAL - ON-LINE
A psicoterapia individual é um espaço seguro, onde estabelecemos juntos os objetivos e expectativas para o processo terapêutico, de forma ativa e colaborativa, orientados em parâmetros individuais de saúde, qualidade de vida e valores pessoais.
O atendimento é realizado de maneira remota, por vídeo-chamada. É necessário um aparelho com câmera, computador ou celular, fones de ouvido e acesso a conexão de internet estável. Também é imprescindível estar em um cômodo que garanta a privacidade e sigilo do atendimento.
As sessões têm duração de 50 minutos e tipicamente ocorrem semanalmente, mas a frequência pode ser alterada de acordo com a avaliação de necessidade. A duração do processo irá depender das demandas apresentadas, necessidades individuais, assim como engajamento e compatibilidade entre o cliente, a profissional e a abordagem utilizada.
O objetivo final é de que o trabalho desenvolvido promova autonomia, confiança e bem-estar, mirando na esperada alta terapêutica, quando é avaliado que o cliente desenvolveu e treinou as ferramentas necessárias para lidar com as demandas trazidas inicialmente. O processo de alta costuma ocorrer de forma assistida, quando o período entre a ocorrência das sessões é aumentado gradualmente.
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO INFANTIL E ORIENTAÇÃO PARENTAL
O Acompanhamento Terapêutico Infantil Extra-consultório é realizado presencialmente no ambiente natural da criança, como a casa, escola, espaços de convivência e recreação, de maneira a observar e acessar o contexto no qual a criança está inserida e quais variáveis podem estar ligadas às demandas identificadas previamente.
O atendimento no contexto natural também possibilita treino e promoção de mudanças dentro do próprio ambiente, junto aos pares e indivíduos de convivência da criança. A avaliação é realizada a partir do primeiro encontro, em conjunto com a família e outros profissionais que acompanhem a criança e acontece de forma continuada ao longo do processo. A duração das sessões pode variar entre 01 hora e 01h30, enquanto a duração do processo vai depender da extensão das demandas, disponibilidades do contexto, respeitando o ritmo de aprendizagem da criança acompanhada.
A orientação parental pode ser realizada periodicamente, de forma presencial ou on-line por vídeo-chamada, sendo indispensável em conjunto com o acompanhamento da criança ou adolescente. A orientação também pode ser realizada a distância, a depender das demandam e possibilidades de cada caso.